quinta-feira, 18 de abril de 2013

Gurpo Êxtase - Viçosa, MG 23 e 24 de fevereiro de 2013


Entrevista para a Universidade Federal de Viçosa quando da realização do trabalho como designer de luz do espetáculo Entre Acasos, do Grupo Êxtase de Dança em Viçosa, Minas em 23 e 24 de fevereiro de 2013.

 "O que te move para montar um plano de luz?

Sou artista e adoro o meu trabalho. O que me move é os desafios de cada projeto.

   Tem algum método específico que você se utiliza ou a cada espetáculo é uma metodologia diferente?"

Procuro sempre me envolver com a proposta que me é apresentado. Colher o máximo de detalhes do que está sendo pesquisado, as ideias e os pensamentos do artista.

A metodologia é a mesma mas cada espetáculo me leva a diferentes pesquisas.

 "O que te moveu para criar a iluminação do espetáculo do Grupo Êxtase "Entre Acasos"?

 São 3 trabalhos de 3 artistas com características diferentes. Criar uma luz para cada trabalho interligando-os numa mesma noite de apresentação é muito instigante artisticamente para mim.

 "Você é sempre convidado do Grupo ou esta foi a primeira vez?"

É a primeira vez.

 "O que você achou do resultado final, com relação a composição da iluminação com o espetáculo propriamente dito, deste figurino, trilha sonora, desenvolvimento cênico dos bailarinos, etc".

 A minha pesquisa foi buscar uma luz para cada trabalho diferenciando um do outro. Propus um universo para cada um e depois um ponto que pudesse fazer a ligação entre eles. As composições coreográficas, as trilhas sonoras e os figurinos foram fundamentais para a minha pesquisa. Acho que o resultado me surpreendeu e foi muito mais além do que eu esperava. Foi um espetáculo com começo meio e fim, perfeito.

 "Ao assistir o espetáculo sem a iluminação e após, com a iluminação, mudou sua interpretação do espetáculo? (Por exemplo, ele se transformou em outro espetáculo ou a iluminação apenas compôs o que estava faltando?)"

Quando você vê os ensaios na sala de aula você não consegue enxergar todo o potencial de cada trabalho. No palco é onde todo o projeto se concretiza, tudo se expande e com a luz você consegue mostrar melhor a ideia do artista. Sempre me surpreendo quando faço uma iluminação de um espetáculo. Acho que a luz não só copos como potencializou muitos detalhes cênicos


Nenhum comentário:

Postar um comentário