Entrevista para a Universidade Federal de Viçosa quando da realização do trabalho como designer de luz do espetáculo Entre Acasos, do Grupo Êxtase de Dança em Viçosa, Minas em 23 e 24 de fevereiro de 2013.
"O que te move para montar um plano de luz?
Sou artista e adoro o meu trabalho. O que me move é os
desafios de cada projeto.
Tem algum método específico que você se utiliza ou a
cada espetáculo é uma metodologia diferente?"
Procuro sempre me envolver com a proposta que me é
apresentado. Colher o máximo de detalhes do que está sendo pesquisado, as
ideias e os pensamentos do artista.
A metodologia é a mesma mas cada espetáculo me leva a
diferentes pesquisas.
"O que te moveu para criar a iluminação do
espetáculo do Grupo Êxtase "Entre Acasos"?
São 3 trabalhos de 3 artistas com características
diferentes. Criar uma luz para cada trabalho interligando-os numa mesma noite
de apresentação é muito instigante artisticamente para mim.
"Você é sempre convidado do Grupo ou esta foi a
primeira vez?"
É a primeira vez.
"O que você achou do resultado final, com relação a
composição da iluminação com o espetáculo propriamente dito, deste figurino,
trilha sonora, desenvolvimento cênico dos bailarinos, etc".
A minha pesquisa foi buscar uma luz para cada trabalho
diferenciando um do outro. Propus um universo para cada um e depois um ponto
que pudesse fazer a ligação entre eles. As composições coreográficas, as
trilhas sonoras e os figurinos foram fundamentais para a minha pesquisa. Acho
que o resultado me surpreendeu e foi muito mais além do que eu esperava. Foi um
espetáculo com começo meio e fim, perfeito.
"Ao assistir o espetáculo sem a iluminação e após,
com a iluminação, mudou sua interpretação do espetáculo? (Por exemplo, ele
se transformou em outro espetáculo ou a iluminação apenas compôs o que estava
faltando?)"
Quando você vê os ensaios na sala de aula você não
consegue enxergar todo o potencial de cada trabalho. No palco é onde todo o
projeto se concretiza, tudo se expande e com a luz você consegue mostrar melhor
a ideia do artista. Sempre me surpreendo quando faço uma iluminação de um
espetáculo. Acho que a luz não só copos como potencializou muitos detalhes
cênicos
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